O suicídio é uma dolorosa realidade que afeta globalmente e resulta em impactos profundos na sociedade. O Setembro Amarelo, ação que visa a conscientização de prevenção ao suicídio, foi criado para chamar a atenção dos governos e da sociedade civil para a importância de falar sobre o assunto.
Com mais de 700 mil casos registrados globalmente, o suicídio representa uma preocupante realidade e um desafio de saúde pública. Segundo a OMS em 2019, o
Brasil contabiliza quase 14 mil casos anuais, aproximadamente 38 por dia. Essa triste estatística é ainda mais grave entre os jovens, com um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes entre 15 a 19 anos entre 2016 e 2021, conforme dados do Ministério da Saúde.
As taxas variam entre gêneros e países, com cerca de 12,6% de cada 100 mil homens e 5,4% de cada 100 mil mulheres no Brasil. Essa questão transcende fronteiras, impactando mais pessoas do que HIV, malária e câncer de mama combinados, tornando essencial a conscientização e prevenção.
Precisa conversar? Pergunte também aos seus amigos e família. Juntos, podemos fazer a diferença.💛